Consultar Registro de Direitos Autorais
Faça uma primeira busca para ter certeza sobre a originalidade da sua obra por meio de dados da Fundação Biblioteca Nacional e o Escritório de Direitos Autorais (EDA).
Envio dos Documentos para Registro de Direitos Autorais
Após a busca, verificada a possibilidade de registro, reúna todos os documentos necessários, como RG, CPF/CNPJ (pessoa física ou pessoa jurídica), comprovação de residência e uma unidade da obra – com todas as páginas numeradas e rubricadas.
Pagamento das Taxas de Registro de Direitos Autorais
Além dos documentos e formulários preenchidos, realize também o pagamento das taxas como a Guia de Recolhimento da União (GRU). Verifique também outras taxas a depender do tipo de obra a ser registrada.
Emissão do Protocolo e Número do Processo
Com o pagamento da taxa, o requisitante recebe o número de protocolo com o processo em andamento para acompanhar passo a passo do registro. É recomendável acompanhar os passos para evitar problemas e agilizar a ação.
Prazo de Registro: Acompanhamento do Trâmite Processual
A Fundação Biblioteca Nacional e o Escritório de Direitos Autorais (EDA), com sede no Rio de Janeiro, realizam o processo de registro e analisam. O período de envio com o resultado e certificado é de até 180 dias.
Parecer Final do Examinador do Processo
Em até 180 dias, a resposta da verificação feita pelo Escritório de Direitos Autorais, da Fundação Biblioteca Nacional, é enviada por correio conforme o endereço do solicitante.