Orçamento via Whatsapp (11) 94754-8397
Registro de Marcas e Patentes
Logo Portal Marcas e Patentes

Patentear Produto

Patentear produto é o meio mais eficiente de proteger, por meio de um título de propriedade, uma criação original ou modelo de utilidade. Faça agora mesmo uma pesquisa de patente e veja como realizar a sua!

Patente de Produto

Consultar Patente de Produtos Agora

Sobre a Patente de Produto

De modo geral, a patente de produto representa um título de propriedade por tempo determinado que protege e dá direito do detentor da patente de impedir que terceiros façam uso indevido do produto patenteado.

  • O Que é Patentear um Produto?

    Patentear um produto significa adquirir um título de um produto, sendo invenção ou modelo de utilidade, por um determinado tempo. Este título é transmitido pelo Estado (para pessoa física ou jurídica) e assegura o uso ou comercialização desta criação por terceiros.

    Patentear Agora
  • O Que é um Produto Patenteado?

    Um produto patenteado corresponde a um objeto original que está sobre a proteção de um detentor e não pode ser reproduzido ou comercializado sem que haja autorização do titular da patente.

    Patentear Agora
  • Qual a Diferença de Patente de Produto e Direito Marcario?

    A patente de produto trata-se de um registro oficial que garante o direito e proteção sobre um objeto inovador que atenda a todos os requisitos referentes para obter a patente, sendo: atividade inventiva, novidade ou aplicação industrial. Já o Direito Marcário refere-se a resolução entre conflitos de marcas e terceiros.

    Patentear Agora
  • Como Saber Se Um Produto Tem Patente?

    Antes de preencher os formulários para registrar um pedido de patente é preciso verificar se este produto já existe e foi patenteado por outra pessoa. Sendo assim, para saber se o produto tem patente e é uma inovação basta uma busca no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Clique na busca e digite a palavra-chave ou número de processo. Um importante auxílio nesta fase do processo é contar com a ajuda de especialistas nessa busca, sendo ainda mais assertivo para saber se é ou não recomendado entrar com o pedido de patente de produto.

    Patentear Agora
  • Direitos Sobre Produtos Patenteados

    O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como a Lei de Propriedade Industrial determinam que o titular da patente tem por direito a proteção da sua criação. Dessa forma, fica proibido o uso, reprodução, comercialização e até mesmo importação sem a devida autorização do titular.

    Patentear Agora

Tipos de Patente de Produto

Na hora de registrar uma patente de produto, verifique qual o tipo adequado para sua criação: Patente de Invenção (PI); Patente de Modelo de Utilidade (MU); e o Certificado de Adição de Invenção (C).

  • Patente de Produto Novo

    No caso de produtos inovadores, faça a busca para confirmar a novidade do item. Em seguida, patentear é a melhor maneira de assegurar seus direitos sobre a criação. Então, entre com o pedido no INIP, certificando-se de cumprir com todos os requisitos.

    Patentear Agora
  • Patente de Produtos Naturais

    É preciso atentar-se quanto à patente de produtos naturais, pois segundo o INPI não é considerada uma invenção para patente "todo ou parte de seres e materiais biológicos encontrados na natureza - ou isolados dela". Para isso, considere uma avaliação e assessoria especializada para garantir a autenticidade e o processo de patente adequado.

    Patentear Agora
  • Patentes de Produtos Estrangeiros no Brasil

    Se o produto existe e possui patente internacional, não é possível realizar a patente no Brasil. Portanto, certifique-se sobre a autorização desse tipo de patente.

    Patentear Agora
  • Patente de Aplicativo

    No Brasil os aplicativos são considerados programas de computador (Softwares) e possuem uma lei específica. Por isso, é recomendado o registro de software com seu código fonte.

    Patentear Agora
  • Produto Protegido por Patente de Invenção

    O produto considerado completamente inovador no mercado, sem que conste nenhum outro parecido ou idêntico pode ser patenteado por invenção. Para isso, é realizada uma minuciosa avaliação do produto.

    Patentear Agora
  • Patente de Produto Alimentício

    Para produtos do ramo alimentício só é patenteável se forem criados novos processos, novos equipamentos para a fabricação da receita ou uma fórmula totalmente inovadora. Caso contrário, a mistura de ingredientes dificilmente pode ser patenteada. Neste caso, uma avaliação de uma assessoria é o ideal para seguir com o registro do produto.

    Patentear Agora
  • Patente Sobre Venda de Produto

    O titular da patente pode oferecer a licença de venda sobre o produto, conforme regulamenta a Lei n° 9279/96. Além da permissão, o detentor deve definir o valor dos royalties.

    Patentear Agora

Como Patentear um Produto

Depois de entender como patentear um produto no Brasil, chegou a hora de iniciar o processo de registro seguindo alguns passos básicos para assegurar sua criação.

  • Como Fazer a Patente de um Produto?

    Primeiro verifique a possibilidade da patente com uma busca detalhada para checar a existência de um produto igual ou semelhante ao que será patenteado. Com a possibilidade da emissão da patente, então encaminhe a documentação exigida e realize o pagamento das taxas estabelecidas. Por fim, o solicitante deve receber o parecer decisório.

    Patentear Agora
  • O Que é Necessário Para Patentear um Produto?

    Para patentear um produto são necessários documentos técnicos, formulário FQ001 e o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

    Patentear Agora
  • Como Registrar Patente de um Produto?

    Para registrar patente de um produto, o Instituto de Marcas conta com profissionais altamente qualificados e treinados para garantir agilidade no processo de patente. Atendemos pessoas físicas e jurídicas de diversos segmentos com qualidade de atendimento.

    Patentear Agora
  • Processo Para Patentear um Produto

    Para ter o direito sobre um produto patenteado é preciso entender todos os detalhes e passos para solicitar o pedido. Por isso, o Instituto de Marcas é a melhor solução para otimizar seu tempo e agilizar seus processos.

    Patentear Agora
  • Quanto Tempo Demora Para Patentear um Produto?

    Após o pedido de patente de produto, a espera pode variar conforme a complexidade da análise. Caso haja problemas com os documentos, o processo pode levar mais alguns anos. Por isso, é recomendado que o encaminhamento de documentação esteja correto e que o titular faça o acompanhamento do pedido.

    Patentear Agora

Como Patentear um Produto: Passo a Passo

Entenda as principais etapas para patentear um produto e proteger seu projeto.

Consultar Produtos Patenteados

A busca prévia no nosso banco de dados é fundamental para garantir que a patenteação possa ser feita, uma vez que invenções já registradas em qualquer lugar do mundo não permitem novos registros.

Envio dos Documentos para Patentear Produto

Para dar início ao processo de patente do produto é preciso preparar os documentos necessários, sendo um conteúdo descritivo sobre sua invenção de maneira detalhada e o formulário FQ001, presente no site do INPI.

Pagamento das Taxas de Patente de Produto

Emita a Guia de Recolhimento da União (GRU) e realize o pagamento da taxa para encaminhar o pedido junto dos documentos solicitados.

Emissão do Protocolo e Número do Processo

Com documentos e comprovantes de pagamento em mãos, o processo é protocolado no INPI e recebe um número para acompanhamento.

Acompanhamento do Trâmite Processual do Pedido de Patente

Com o número de protocolo, cabe ao solicitante acompanhar o pedido de patente para não perder prazos. Nesta fase poderão ser exigidos novos documentos ou a correção destes que estiverem fora de padrão e formatação solicitados pelo INPI.

Parecer Final do Examinador do Processo

Somente após o exame técnico do examinador é enviado então o parecer final com o resultado positivo ou não quanto à solicitação.

Quero Patentear um Produto






Empresas e Seus Produtos Patenteados

Entenda o panorama de empresas e seus produtos patenteados no Brasil.

  • Produtos Brasileiros Patenteados

    Segundo o ranking divulgado pelo INPI, "Indicadores de Propriedade Industrial 2018", em 2017 o órgão recebeu mais de 28 mil pedidos de patentes, sendo 89,5% de patentes de invenção, e 10,2% de modelos de utilidade. No mesmo ano, a instituição de ensino Unicamp foi a que mais depositou patentes de invenção.

    Patentear Agora
  • Produtos Brasileiros Patenteados Por Outros Países

    A marca e a patente concedidas pelo Inpi são válidas apenas em território nacional. Cada país mantém leis específicas (que podem mudar a qualquer momento), o que demanda registros individuais.

    Patentear Agora
  • Exemplo de Produtos Patenteados

    Na lista dos produtos patenteados mais marcantes da nossa história, destacam-se: motor elétrico, avião, rádio, automóvel, fogão, geladeira e muito mais!

    Patentear Agora

Instituto de Marcas: Há 10 Anos Patenteando Produtos

O Instituto de Marcas é uma empresa de assessoria para registros junto ao órgão responsável, com agilidade e qualidade de atendimento. Estamos há 10 anos auxiliando a proteção de sua marca.

  • Melhor Empresa Onde Patentear um Produto

    Valorizamos nossos clientes com a prestação de assessoria e todo a assistência necessária para o registro de marcas e patentes.

    Patentear Agora
  • Referência de Como Patentear um Produto no Brasil

    O Instituto de Marcas está localizado no Estado de São Paulo, mas atende todo o Brasil. Nossos serviços podem ser conduzidos por meio de telefone, e-mail ou reuniões presenciais, com todo o suporte necessário para o seu registro.

    Patentear Agora

Inpi: Validação de Patente de Produto

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão do Ministério da Economia, foi fundado em 1970, é responsável pela proteção da propriedade industrial e, com isso, fomenta a inovação.

Instituto Nacional de Marcas e Patentes

O Instituto de Marcas é uma empresa privada e não possui relações diretas com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Nossa assessoria trabalha em conjunto ao órgão federal.

Patentear Agora

Preço: Saiba o Valor Para Patentear um Produto

O valor para patentear um produto pode variar conforme a solicitação e o solicitante (pessoa física ou jurídica).

Entenda Quanto Custa Patentear um Produto

Para saber quanto custa patentear um produto é preciso entrar em contato com o Instituto de Marcas e solicitar um orçamento personalizado conforme sua necessidade.

Patentear Agora

Solicitar Orçamento de Patente de Produto






Dúvidas Frequentes

No momento de patentear um produto, muitas dúvidas podem surgir. Por isso, reunimos as principais para ajudar você neste processo.

  • Um Produto Patenteado no Brasil é Válido nos Estados Unidos?

    É preciso comunicar um novo pedido do produto no exterior. Neste caso, o pedido deve ser traduzido e encaminhado para um responsável representante daquele país.

  • Produto Patenteado no Brasil é Patente Mundial?

    A patente de produto feita no Brasil é válida apenas na localidade em que foi realizado.

  • Vender Produtos Caseiros Sem Patentear é Crime?

    Fabricar ou usar um meio de processo de fabricação de um produto que já possui patente pode ser considerado crime, com pena de reclusão ou multa.

  • Posso Patentear um Produto Que Já Existe em Outro País?

    Se o produto já possui patente fora do Brasil, não é possível realizar uma nova patente.

  • Como Desenvolver um Produto e Patentear?

    No momento de desenvolver um produto, tenha em mente a originalidade. Somente assim é possível realizar sua patente. Com o produto em mãos, deposite o pedido junto ao órgão responsável (INPI), com documentação necessária e pagamento das taxas exigidas.

  • Como Produzir um Produto Patenteado?

    Para que o produto seja patenteado é preciso que o objeto seja completamente inovador ou que seu processo de fabricação seja inédito. Somente assim é possível realizar o registro sem problemas.

Fique Por Dentro de Dicas e Informações de Patente de Produtos

Acessar Blog