Nome Fantasia — O que é, dicas e como escolher

Nome fantasia é o nome popular no qual uma empresa ganha ao ser divulgada para o público. Embora seja diferente da razão social, a escolha entre usar o mesmo nome para ambos é do proprietário. Antes de decidir então sobre qual nome fantasia dar ao seu negócio, confira nosso artigo e se informe para ter sucesso em sua nova missão empreendedora!
O que é nome fantasia
Ainda existe muita dúvida quanto ao nome fantasia que é comumente confundido com a razão social da empresa. Para que fique claro, o nome de fachada, como também é chamada, diz respeito ao nome popular que sua marca vai ganhar perante seus clientes.
Empresas conhecidas do público como Adidas e Riachuelo, possuem a razão social diferente para melhorar a familiaridade da marca com os consumidores. Veja como são seus nomes empresariais: ADIDAS DO BRASIL LTDA e LOJAS RIACHUELO SA.
Chamá-los com esses nomes não geraria tanta afinidade com os clientes, não é? Por isso, nomes menores e mais chamativos são criados. Esta é a maior função do nome fantasia: ganhar fixação no mercado e ser o mais original possível.
7 dicas de como escolher um bom nome fantasia
Agora que você já sabe o que é um nome fantasia é preciso escolher um nome que fará sucesso “na boca do povo”. Por isso anote algumas dicas para te inspirar e até repensar sobre algo que já esteja na cabeça.
1. Busque ser inovador. Usar sinônimos ou palavras parecidas com o de comércios famosos nem sempre é uma boa ideia;
2. Se sua intenção é criar um nome engraçado, ainda assim, procure ser profissional e tome cuidado com associações desagradáveis;
3. “Americanizar” o nome de sua marca pode não ser a melhor saída. Dependendo de qual for seu público alvo, ele pode não saber pronunciar as palavras e isso é um problema;
4. Procure conhecer bem o ramo de mercado no qual você está inserido e busque termos ou palavras que estejam associados ao seu negócio;
5. Siglas com a primeira palavras dos nomes dos sócios ou da família podem ser uma boa, entretanto pouco original;
6. Estude os nomes de seus concorrentes mais fortes e busque fazer algo similar ou inovador comparado ao deles;
7. O uso de prefixos e sufixos pode deixar o nome ainda mais interessante. Gran, mini, extra, fast, big, bem como palavras derivadas de algum de seus serviços ou produtos;
8. E por último, evite modismo, as tendências passam e o nome de seu negócio pode chegar a ficar brega ou ultrapassado com o tempo.
Como consultar nomes fantasia
Depois de estudar nossas dicas e pensar em um bom nome chegou a hora checar se ele não está sendo utilizado. Siga o passo a passo abaixo:
1. Pesquise o nome da empresa na junta comercial de seu estado
Faça uma busca do nome no qual imaginou para o seu negócio na junta comercial do estado onde você reside e veja se ele não está em uso. Caso esteja, pense em um plano B e refaça a pesquisa. Agora, se você não achou nada igual, embora ache similares, pode passar para a próxima etapa. Aqui está o link para a JUCESP de São Paulo.
2. Consulte o registro de marca
Em seguida, pesquise o nome no nosso formulário de registro de marcas associado ao INPI e confirme se não há nenhuma marca com o nome pensado. Se você receber a seguinte mensagem: “Ótima notícia: Aparentemente sua marca X não está cadastrada na base do INPI.” Então, você pode dar sequência para o próximo e último passo.
3. Busque orientação profissional
Este é o momento de ter todo o aconselhamento profissional possível para que você, por ser leigo no assunto, não tenha dores de cabeça com algo que não entende. Tire todas as dúvida com uma agência de registro de marcas e patentes, como nós da Instituto de Marcas e fique informado sobre todo o andamento de seu processo com segurança e garantia de registro com responsabilidade.
Gostou deste conteúdo? Nos dedicamos a entregar o melhor conteúdo para que você fique sempre bem informado sobre o universo de marcas e patentes, no qual somos especialistas. Compartilhe em suas redes e faça com que outras pessoas tomem conhecimento sobre esse assunto. Até a próxima!
Últimas Publicações
- Quais são os principais benefícios de obter uma patente para uma invenção?
- Quais são os requisitos para que uma invenção seja considerada patenteável?
- Direitos Autorais: O que é o registro de direitos autorais?
- Conheça quais são todos os tipos de patentes!
- Registro de Marca Xiaomi – O que podemos aprender com essa história?
- Como registrar um livro – Guia completo para iniciantes
- O que é quebra de patente e quando ocorre?
- Marcas e Patentes – 5 motivos para contar com um especialista da área!
- Quanto custa registrar uma marca: entenda as taxas
- Nome Fantasia — O que é, dicas e como escolher